Estatística Stock Car - Santa Cruz do Sul/RS - #4 - 2016
Aguarde o carregamento automático do Gráfico – Box Plot
Box Plot é uma ferramenta poderosa da estatística descritiva. Em síntese podemos analisar o desempenho do piloto/carro, por cinco valores calculados, tendo como base de dados todos os tempos de volta! Notem os Retângulos, quanto menores e mais baixos, traduzem um melhor desempenho, indicando maior consistência nos tempos de volta, menor variação durante a prova. Observem também o traço horizontal dentro do retângulo, que corresponde a Mediana, valor de muito utilidade, para uma rápida interpretação do nível de performance.
(Interatividade, visualize os valores passando o mouse na área gráfica. Possível habilitar/desabilitar os pilotos da sua preferência clicando na legenda)
Na sequência abaixo, seguem três gráficos que traduzem a Performance nas Provas, nas Classificações, como também evidencia a qualidade das Estratégias, todos eles mensurados em função do diferencial de porcentagem, oque nos permite avaliar estatisticamente se o desempenho apresenta uma tendência de melhora/piora/estabilidade com o passar das provas.
O gráfico “Race % Performance Gap” tem sua base de calculo na “mediana” do piloto vencedor da prova, sendo os demais comparados com suas respectivas “medianas” a este primeiro. Para exemplificar:- se um piloto aparece com 101%, isso significa um gap de performance de 1% em relação ao vencedor da prova.
O mesmo principio se aplica ao “Qualifying % Performance Gap”, onde o melhor tempo registrado por cada piloto é comparado percentualmente ao piloto mais rápido.
No ultimo gráfico temos o estudo das estratégias adotadas, onde definimos a Eficiência Relativa das mesmas no evento. Aqui cada piloto tem sua pontuação comparada ao piloto que foi mais eficiente em uma única prova (caso do evento simples) ou na soma dos pontos das duas provas.
(Interatividade, visualize os valores passando o mouse na área gráfica. Possível habilitar/desabilitar os pilotos da sua preferência clicando na legenda)